quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Blog do Noblat

Blog do Noblat:
"Escuta foi feita no Senado, no STF ou na operadora
De Vasconcelo Quadros:
A Polícia Federal já sabe que o grampo que apanhou a conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) não saiu de uma maleta – como é conhecido o sistema móvel de monitoramento – e praticamente descartou outras duas hipóteses sobre origem e autoria da escuta. Não há indícios de que tenha partido de equipamentos internos da Agência Brasileira de Informações (Abin) ou da própria Polícia Federal.
Os policiais se concentram agora em analisar as perícias nas centrais telefônicas do Senado, STF e na Brasil Telecom, concessionária do sistema de telefonia fixa do Distrito Federal, que pertenceu ao banqueiro Daniel Dantas, o grande beneficiado com a confusão gerada pelo araponga. Os peritos deverão definir em breve o local de onde partiu o grampo para depois se concentrar nos suspeitos de executar a escuta e repassar a cópia da transcrição do diálogo entre Mendes e Torres à revista Veja.
Os dois jornalistas que assinam a reportagem prestaram depoimento no inquérito, mas não mostraram, como queria a polícia, o áudio da gravação, o que poderia indicar com precisão o tipo de equipamento usado para grampear. Também não esclareceram se o responsável pela escuta é o mesmo araponga que repassou o conteúdo do grampo. A Polícia Federal tem apenas a afirmação da revista, que assegura ter recebido o conteúdo da escuta de um servidor da Abin, cuja identidade está coberta pela garantia constitucional de sigilo da fonte."

Nenhum comentário: