sábado, 15 de abril de 2006

VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

Professores dos estados e municípios brasileiros ganham salários indignos a décadas e nada se apresenta como recuperação. Nos 27 estados e nos 5600 municipios brasileiros a situação é a mesma, baixos salários, a média salarial dos professores que trabalham 40 horas não chega a mil reais, e no entanto temos vistos governadores e prefeitos neste ano propor aumentos de três à oito por cento com a maior cara de pau.
Só para comparar os policiais civis e militares, que não necessitam terem curso superior, tem uma média salarial maior que o magistério, outros servidores públicos com segundo grau tem média salarial maior que o magistério, e o que os governos estão oferecendo, enrolação. Mesmo os estados que possuem uma estrutura melhor que muitos municípios, o discurso é o mesmo.
E a sociedade segue quieta a anos, com o mesmo discursinho, as greves prejudicam os alunos, e os baixos salários não prejudicam? É uma vergonha, vergonha, até parece que a sociedade não tem um mínimo interesse na própira educação dos seus filhos.
Vez por outra vemos argumentos furados sendo jogados ao vento. "Mas os professores andam de carro novo", verifiquem quantos compraram sem financiamento. Porque não fazem um levantamento sério para verem qual a situação sócio-econômica da maioria do magistério brasileiro.
Estes governos descomprometidos com tudo e com todos, porque não fazem um censo sério do magistério brasileiro? Iriam ver que muitos professores valorizam tanto um veículo próprio, para viverem correndo de uma escola para outra. Verifiquem qual é a jornada de trabalho média dos professores, se for menos de 4o horas semanais, não precisam conceder aumento.
PORQUE TÃO POUCOS JOVENS PROCURAM OS CURSOS DE LICENCIATURA? QUEM VAI DAR AULA PARA OS FILHOS DA SOCIEDADE?

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Professor, eu até comento com o Felipe Strauss sobre esse assunto, é uma vergonha o que o governo faz...As vezes penso em ser politico, para mostrar a esses babacas como se cuida de um país...

Anônimo disse...

E ae professor?blza?
mtolegal teu blog.
usahsu

Anônimo disse...

Olá professor Atílio,
Encontrei seu site pelo google e gostei muito dos textos. Sou estudante de licenciatura e não me conformo também com a atual situação da educação no Brasil. Fiz até um blog para escrever sobre esse assunto. http://contosdaescola.zip.net -
A coisa virou uma bola de neve total. Professores que ganham pouco e fogem das escolas públicas, é o caos e a sociedade realmente não se importa!

Anônimo disse...

A situação atual dos professores e do ensino público nesse país é realmente desanimadora.
Estou me formando em licenciatura este ano e fico me perguntando sobre o absurdo dos contratos temporários, através dos quais se contratam professores por um salário que consegue ser ainda mais baixo que o normal e ainda assim o governo continua arrecadando dinheiro com concursos públicos, aliás o último que fiz tinha uma fila enorme na porta, a qual dava voltas no quarteirão, depois ainda dizem que está faltando professor nas escolas, é brincadeira né!!!!!