sábado, 27 de abril de 2013

Rebeldes querem proibição de voos na Síria


Rebeldes querem proibição de voos na Síria

Depois que os Estados Unidos declararam ontem ter fortes indícios de que a ditadura de Bachar Assad usou armas químicas na guerra civil na Síria, os rebeldes que lutam há dois anos contra o regime pediram hoje à sociedade internacional que crie uma zona de proibição de voo para impedir o governo de fazer ataques aéreos.

O apelo foi feito porque o presidente Barack Obama advertiu Assad várias vezes de que o uso ou movimento de armas de destruição em massa seria um sinal vermelho. Se o regime sírio o cruzasse, estaria sujeito a uma intervenção militar internacional.

Cauteloso para não ser comparado ao governo George W. Bush, que alegou que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa para invadir o Iraque há dez anos com consequências desastrosas, o governo Obama pediu às Nações Unidas que investiguem a denúncia. Os EUA citam pelo menos dois casos, em Alepo e Homs, a segunda e a terceira maiores cidades da Síria.

A confirmação da denúncia encaminharia a questão para o Conselho de Segurança da ONU, única instituição com poder legal para autorizar o uso da força nas relações internacionais.

Para a revista inglesa The Economist, mais do que um sinal de cautela, a hesitação de Obama indica relutância em se envolver em novo conflito armado no Oriente Médio. Se os EUA estão ameaçando usar a força para obrigar o Irã a abrir mão de armas nucleares, não seria o caso de vacilar diante da Síria. A credibilidade da ameaça seria abalada.

Em dois anos, a revolta inicialmente pacífica inspirada pela Primavera Árabe degenerou na mais violenta e brutal guerra civil em andamento hoje no mundo. A Alemanha já teme a volta para a casa de veteranos de guerra embrutecidos e radicalizados pelo conflito, revela a revista Der Spiegel.

Nelson Franco Jobim 

Nenhum comentário: