domingo, 21 de abril de 2013

Paraguai vota em meio a denúncias de corrupção


Paraguai vota em meio a denúncias de corrupção
Mesmo para os baixos padrões de moralidade política da América Latina, a eleição presidencial deste domingo no Paraguai é um escândalo, observa o jornal esquerdista britânico The Guardian.

O favorito é Horacio Cartes, do conservador Partido Colorado, que governou o Paraguai por 61 anos, um homofóbico que já foi preso por fraude cambial, é investigado por evasão de impostos e acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.

Seu maior adversário é Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico, de centro-direita, acusado de usar milhões de dólares de fundos públicos para comprar aliados políticos e ter alguma chance amanhã.

Uma vitória de Cartes representará tudo o que o Paraguai tem de pior, uma classe política corrupta ligada à criminalidade.

Alegre o descreve como "a expressão máxima do modelo do contrabando, da máfia e pirataria". Mas também não é limpo. O governo comprou uma fazenda do pai do presidente do Congresso, Jorge Oviedo, por US$ 11,5 milhões para selar a aliança que o apoia.

Com o escândalo, Oviedo renunciou à Presidência dos Congresso. Alegre herdou os votos do general golpista Lino Oviedo, que morreu durante a campanha

"Não há ninguém limpo no Paraguai", admite um eleitor envergonhado.

O PLRA governo o país em aliança com os colorados desde o impeachment do presidente Fernando Lugo no ano passado. Como dava o vice de Lugo, ocupa a Presidência, o que lhe permitiu usar dinheiro público na campanha.

Em entrevista ao sítio Terra, Alegre considerou o impeachment de Lugo inevitável. Pois sim. Como disse Clovis Rossi na Folha nove meses atrás, foi uma jogada dos grandes partidos para usar a máquina e os recursos do governo na campanha.

Assim, caiu o primeiro e único governo de esquerda da História do Paraguai. O saque dos recursos públicos para uso privado por uma elite autoritária e corrupta continua. Amanhã, será eleito mais um príncipe da corrupção.
 Nelson Franco Jobim 

Nenhum comentário: