sexta-feira, 5 de abril de 2013

BIBLIOTECAS ESCOLARES


Você provavelmente já entrou em uma biblioteca escolar, ou continua entrando, e deve ter a sua opinião sobre as mesmas. Pois eu tento entrar, digo tento, pois muito do que temos não pode ser classificado exatamente como uma biblioteca.
Infelizmente uma boa parte das nossas escolas não dispõem de um espaço organizado para a leitura, a consulta e o empréstimos de livros, e nem um profissional especifico para atender. Acredito que uma escola sem uma boa biblioteca, não pode ser chamada de escola.
No Brasil temos 200.000 escolas públicas, e provavelmente mais da metade delas não possua uma biblioteca. E dai o que fazer? A resposta é simples, urgentemente organizar bibliotecas, mesmo que precárias em todas as escolas.
O incrível é, que na maioria dos casos o maior problema nem é o financeiro, é sim a falta de prioridade absoluta, que todos, digo todos, dispensam a este tema. Diretores, professores, alunos, pais, e a comunidade em geral, simplesmente aceitaram e aceitam o sucatemanto absoluto, e nada dizem, é como se fosse um processo natural, não haver uma boa biblioteca em sua escola.
É do conhecimento público que o Brasil não é um país de leitores, não é, e talvez nunca seja, se não realizarmos um esforço coletivo, para que nossos jovens leiam bons livros. E onde estão esses livros? Em depósitos, desorganizados, a maior parte do tempo fechados, que alguns equivocadamente chamam de bibliotecas.

Nenhum comentário: