quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pont retira pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre

Pont retira pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre
Adão Villaverde deve ser o nome do PT na eleição municipal da Capital em 2012


O deputado estadual e presidente do PT gaúcho, Raul Pont, confirmou, nesta quarta-feira, a retirada da pré-candidatura para disputar a prefeitura de Porto Alegre para 2012. Ele explicou que o motivo foi não ter alcançado um consenso na sigla e que a atitude é para ajudar na construção da unidade partidária. Com essa decisão, o caminho fica livre para o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, concorrer ao cargo pela legenda. A escolha entre os dois parlamentares iria ocorrer no sábado.

Na noite dessa terça-feira, Pont afirmou que continuaria na disputa após longa reunião com apoiadores na sede do Sindicato dos Bancários, mas deixou agendada nova reunião para a noite desta quarta-feira, quando deveria anunciar uma definição. No início da manhã de hoje, a assessoria do partido informou que Pont anunciaria a saída. Nos bastidores do PT, a informação é de que as correntes que apoiam Pont insistiam para que ele seguisse na disputa, mas que a vontade dele era desistir da corrida pela prefeitura da Capital.

No final desta tarde, Pont se encontrará Villaverde para tratar do cenário após sua renúncia, em reunião na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi de Villaverde que, assim que Pont anunciou sua decisão, ligou para fazer o convite para o encontro. "O Raul teve um gesto extraordinário, de alta responsabilidade política", avaliou.

Questionado sobre como pretende construir a unidade partidária em torno de seu nome, uma vez que o PT se mostrava dividido entre as duas pré-candidaturas, Villaverde disse que a iniciativa de Pont foi o primeiro passo para a unidade, e que pretende dialogar com "todas as forças" do partido. Ele destacou também que o PT deve sair do encontro de sábado, no qual sua pré-candidatura será oficializada, dando ainda mais ênfase à candidatura própria e ao estabelecimento de alianças para a indicação do vice.



Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Nenhum comentário: