quarta-feira, 24 de junho de 2009

Não diga isso...

Falávamos de vocação, de carreira profissional, de "destino" no fazer alguma coisa na vida quando a moça me fez parar a conversa e simplesmente me disse:
— Sim, tu podes ter razão, algumas pessoas parece mesmo que nascem com uma vocação mas quanto a mim,ah, eu não gosto de nada, não tenho vocação para nada, acho que nasci para casar...
Quando ela me disse isso, que não gosta de nada, um equivalente a dizer que não dá para nada na vida, fez-me lembrar de Thomas Alva Edison, o gênio da lâmpada.
Edison disse que a genialidade, ou o sucesso na vida, é muita mais uma questão de suor que de inteligência ou inspiração. O baixinho tinha razão.
Inteligência todos temos, temos uma potencial e magnífica inteligência. Essa inteligência, todavia, está, na maioria das pessoas, adormecida, numa potencialidade que não nos alcança imaginar. Potencialidade, sabemos, é capacidade de vir a ser.
Fico irritado quando ouço pessoas fazer uso dessas frases desculpistas, mas muito do uso dos frouxos, dos tíbios da vida. Uma dessas frases é "Ah, não tenho sorte, nunca tive, jamais ganhei uma rifa de colégio que fosse..."
Será que ganhar uma rifa de colégio ou um rodada de bingo é ter sorte? Será isso ter sorte na vida?
Será mesmo que uma pessoa fala sério quando diz que não dá para nada na vida, que não tem talento para nada? Será que uma moça fala sério quando diz que nasceu para casar, querendo dizer com isso que para outra coisa ela não se presta na vida?
Essa história de "nasci para casar" vem de um tempo que deve ser esquecido pelas garotas de hoje, quando casar era sentença condenatória das mulheres. Ou casavam ou se internavam num convento. Quando isso não acontecia, a família inventada que a jovem, a filha, era doente e precisava de cuidados especiais. Era inaceitável uma mulher ficar solteira, não ter casado. Bah, graças a Deus essa época vai longe. Vai? Será que vai mesmo? Bolas, claro que não.
"Empregar-se" de esposa, de dona de casa, hoje em dia não garante mais nada, só encrencas. Os casamentos estão durando muito pouco e os que estão casando hoje, exatamente hoje, neste santo dia, garantidamente não vão ficar casados por uma década que seja... É praga? Não, é estatística.
Se for o seu caso, leitor jovem, leitora jovem, nunca diga essa bobagem de que você não tem talento para nada, nunca diga isso. Ache o seu talento, você o tem, ele está aí, dentro de você, esperando que você o ache. Achado, case com ele. Case por amor. Esse casamento vai durar a vida toda. Esse vai...
Luiz Carlos Prates

Nenhum comentário: