terça-feira, 7 de outubro de 2008

A luta é de classes

Preocupo-me toda vez que ouço ou leio candidatos de esquerda em campanha para prefeito dizendo que querem “reconquistar” a classe média. Sobretudo porque a classe média a que se referem não é aquela que o Ipea e o IBGE dizem que emergiu das classes D e E por ação das políticas distributivistas do governo Lula. Falam da classe média mais alta, inconquistável para essa corrente político-ideológica.

O melhor exemplo do que quero dizer está em São Paulo. É onde a divisão de classes está mais acentuada, como mostra o mapa do resultado da eleição do último domingo na cidade, acima.

Tomemos o exemplo do bairro rico dos Jardins, no qual Marta Suplicy chegou a percentuais baixíssimos, próximos dos dez por cento. Como conquistar alguém desse eleitorado? Essas pessoas não dependem do Estado para nada. Não querem saber de melhores postos de Saúde ou de melhores escolas públicas. Não usam, e querem que quem usa pegue fogo e que os bombeiros entrem em greve.

O máximo que Marta poderia oferecer aos bacanas seriam avenidas, pontes e viadutos em seus bairros para eles desfilarem com seus carrões, ou medidas para diminuir o trânsito nas áreas centrais da cidade, como colocar pedágios separando os bairros “nobres” dos bairros “plebeus”.

Poder-se-ia oferecer aos ricaços fazer em todos os bairros nobres o que Kassab fez na rua Oscar Freire, por exemplo, na qual estão as lojas das grifes famosas, ou seja, gastar alguns milhões para aterrar os fios de eletricidade e de telefonia para deixar as ruas da elite parecidas com as ruas dos países ricos. Mas, com certeza, esse pessoal não iria acreditar que um governo de esquerda faria tal coisa.

Nas regiões de classe média média, como na zona Norte de São Paulo, o discurso mais efetivo poderia ser o de prometer alguma melhora no trânsito... Mas qual?

Usei São Paulo como exemplo, mas a receita para os candidatos de esquerda que pretendo dar vale para qualquer cidade em que esses candidatos estiverem disputando o segundo turno.

A receita à qual me refiro é a de os partidos de esquerda assumirem que seu eleitorado é o mais pobre, composto pelos cidadãos alijados da cidadania, aquele eleitorado que precisa do Estado, que precisa de Saúde pública, de Educação pública, de Saneamento Básico.

Para um Kassab da vida, vale muito a pena arrebanhar votos entre os pobres com seus programas sociais de mentirinha. Muitos eleitores dos bairros que aparecem em vermelho no mapa acima reproduzido certamente votaram no candidato dos ricos enganados por suas promessas, mesmo que tenha sido a minoria.

Enquanto Marta estiver tentando conseguir votos em regiões que a detestam e onde já tem todos os eleitores que podem votar nela, Kassab continuará investindo sobre a consciência dos pobres coitados que se deixarão enganar por ele sem tanta dificuldade.

Se os candidatos de esquerda buscarem ampliar seus eleitorados nos bairros das periferias, explicando por que não tem sentido quem mora neles votar num candidato como Kassab, que nos últimos dois anos gastou 30 vezes mais nos bairros ricos do que nos bairros das franjas da cidade, nos quais seria preciso investir muito mais, esses bairros sufocarão os bairros mais ricos.

A luta, na América Latina, é uma luta de classes. Trata-se de uma das regiões mais desiguais do planeta. Em todas as partes dessa região em que políticos de esquerda trataram de investir na conscientização dos pobres, dos excluídos, obtiveram sucesso. Sempre que perderam tempo tentando despertar a solidariedade dos mais ricos, fracassaram miseravelmente.

Marta tenta fazer os mais bem aquinhoados entenderem que melhorando a vida na periferia haverá menos criminalidade nas regiões ricas. Ela perde tempo. A situação de convulsão social no Brasil chegou ao ponto que chegou porque os ricos jamais acreditaram que a pobreza é ruim para eles. A elite acha que pode manter a pobreza conformada. Para sempre.


Eduardo Guimarães

Nenhum comentário: