sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Blog do Noblat

Blog do Noblat :
"PMDB, fortalecido, preocupa governo
No Planalto, avaliação é que partido poderá abandonar PT na sucessão de Lula
De Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut:
O fortalecimento do PMDB, com o resultado final das eleições municipais, deixará o governo Lula ainda mais refém do aliado. Na condição de principal força política de sustentação ao Palácio do Planalto, o PMDB — que já tem seis ministérios — vai cobrar fatura alta para garantir a governabilidade no Congresso Nacional.
Apesar de ter crescido em número de votos e prefeitos nesta eleição, graças à máquina do governo federal, não há ilusão no Planalto: dependendo do vento, o PMDB poderá abandonar o PT na eleição de 2010.
Para o ministro da Justiça, Tarso Genro, o PMDB se consolida como um grande partido de centro, o que vai levar governo e oposição a disputá-lo para compor as alianças para a sucessão de Lula.
— A disputa política em direção a 2010 sai modificada, porque a presença de um partido centrista forte, como o PMDB, exige uma definição programática maior nos dois pólos, que é o PSDB de um lado, e o PT, de ou$. A definição programática que esses dois pólos vão fazer é que irá trazer, ou não, o PMDB para um sistema de alianças em direção a 2010 — afirmou Tarso, ontem, enquanto acompanhava a candidata Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre."

Nenhum comentário: