domingo, 12 de março de 2006

Coluna do Rafael Seidel


Santo remédio
Uma boa notícia aos bebedores de plantão. Tomar aquela cervejinha atua positivamente sobre os processos inflamatórios e algumas doenças crônicas, de acordo com um estudo divulgado hoje pela faculdade de Medicina da Universidade de Innsbruck, na Áustria. Os experimentos realizados com células sanguíneas demonstraram que a cerveja pode bloquear algumas infecções e doenças crônicas. As substâncias contidas nos extratos de cevada parecem ter um impacto parecido ao que se atribui ao vinho tinto, ao chá verde e ao preto no organismo, cujo efeito positivo para a saúde, sobretudo nas doenças coronárias, é reconhecido pela medicina, indica o estudo.
Os cientistas destacam que o fato de beber cerveja não implica necessariamente a ingestão de bebidas alcoólicas, dado que o efeito positivo do sumo de cevada se faz notar também quando este não contém álcool e também não depende da marca da bebida que se consome.
Os autores da pesquisa asseguram que a cerveja parece aumentar a produção do chamado "hormônio da felicidade", a serotonina, um neurotransmissor que exerce um papel importante nos estados de ânimo das pessoas, como o humor, a ansiedade, o sonho, a dor, e até o comportamento sexual e alimentar. O estudo também confirmou que a ingestão de cerveja tem um efeito tranqüilizante sobre quem a bebe.


Aumentos
Mais um aumento. Desta vez, do álcool e da gasolina. Depois de não resolvidas as divergências entre os usineiros e o governo, quem sofre é o consumidor. Os donos de postos de combustível acreditam que o aumento no álcool será de cerca de R$ 0,10. Parece que a vantagem de se ter um carro com este combustível já está acabando.

Capacitação de professores
A secretaria Municipal de Educação de Caçador estará, nos dias de hoje e amanhã, oferecendo capacitação para todos os professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino, nas dependências do Senac.

Viagem
Nesta quarta-feira, o senador Leonel Pavan, o deputado federal Paulo Bauer, o presidente estadual do PSDB, Dalírio Beber e o presidente da Associação de Prefeitos do PSDB e prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, iniciaram um roteiro de viagem, visitando as cidades de Chapecó, São Lourenço d’ Oeste, Xanxerê, Vargem Bonita, Joaçaba e Ibicaré. Ontem, em Xanxerê, foi realizado encontro das coordenadorias do PSDB de Chapecó, Maravilha, São Lourenço d’ Oeste, Palmitos, São Miguel d´Oeste e Dionísio Cerqueira. Hoje, encerrando o roteiro, acontece um encontro macro regional do PSDB, em Joaçaba, reunindo as regionais de Caçador, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Videira.

Fatma
A instalação da Coordenadoria Regional da Fatma em Caçador deve acontecer neste mês. Junto com ela, ainda será realizado um evento, que tratará da questão ambiental.
Essa Coordenadoria contará com um técnico cedido pela Epagri e outro pela Prefeitura de Caçador, para a realização dos trabalhos.

Abuso
Um amigo professor liga para a coluna, muito assustado, afirmando que está sendo ameaçado por um aluno seu. O fato está acontecendo lá no Martello. A falta de respeito com esses profissionais, que estão a serviço da Educação, está cada vez maior.

Abuso I
Aliás, o abuso vem de todas as partes, já que os professores muitas vezes não são reconhecidos, nem mesmo por alguns pais de alunos, que não se conformam com as ações para disciplinar seus filhos, tomadas por estes profissionais dentro da sala de aula.

Nenhum comentário: