domingo, 23 de outubro de 2011

País estranho esse Brazil #5

País estranho esse Brazil #5

O Bairrista

Aqui no Rio Grande do Sul nós temos o costume de achar que estamos envolvidos em tudo e que somos melhores em tudo. A expressão “melhor em tudo” é muito usada por essas bandas. Se alguma coisa boa acontece no mundo, se alguma tragédia é evitada, provavelmente um Gaúcho está envolvido.

Por isso é bom procurar nestas fotos e filmagens estúpidas da morte de Kadhafi: algum Gaúcho está envolvido. Talvez o Gaúcho da vez tenha apenas filmado estas imagens. Se bem que o Gaúcho é tão superior que não as teria divulgado.

No máximo nós carneamos uma vaca ou um porco para o churrasco, tiramos algumas fotos e mostramos para os amigos. Quase como o pescador que fisga um peixão de 90 centímetros, tira uma foto e pendura na parede. Expor um homem nos seus últimos momentos e até mesmo depois de ter morrido para o mundo todo é a globalização do escárnio.

Os Gaúchos ainda estão com o gosto amargo da derrota na boca desde o anúncio oficial que confirmou Porto Alegre fora da Copa das Confederações. Estamos todos surpresos: uma República de primeiro mundo como o Rio Grande do Sul não pode ficar de fora deste evento. Mesmo que a derrota tenha sido cavada com nossos próprios pés.

Mas o Gaúcho além de melhor em tudo, realista e humilde, é otimista. O Internacional comemorou a perda da Copa das Confederações com uma nota oficial onde, resumidamente, afirma: “agora temos mais tempo para nos preparar para a Copa de 14”.

Não se surpreendam se Porto Alegre ficar de fora do mundial e a direção colorada comemorar o fato de ter mais 51 anos para se preparar para a Copa de 2062.

Copa de 2062 que já está ameaçada. Num furo de reportagem já estamos adiantando que precisamos de hotéis com capacidade para receber os ET’s, melhorias nos aeroportos extraterrestres, estádios.

Isso se até lá nenhum bisneto de Kadhafi, revoltado com o que viu no Youtube enquanto procurava um vídeo do Justin Bieber, queira se vingar da humanidade, matando todo ser vivo da face da terra.

No final das contas somos bem parecidos.

Nenhum comentário: