terça-feira, 13 de abril de 2010

Socorro, Pinel

As salas de espera andam lotadas. Psicólogos não têm horário livre. As filas chegam às calçadas… O mundo está doente. As pessoas não sabem mais o que querem, lutam por valores vazios, materialidades que não lhes dão prazer, mas que as afundam em silenciosos desespero, isso sim.
O que acabo de ler nos jornais deixa-me pensativo, não digo surpreso. Não é de hoje que testemunhamos o desatino coletivo das pessoas, pessoas que não trabalham por amor, por gosto à profissão, trabalham só pelo dinheiro de que precisam para pagar as contas. As pessoas trabalham para pagar as contas do vício do consumismo estéril.
Antes de dizer do assunto de hoje, é bom lembrar que dia desses contei aqui sobre uma pesquisa feita em colégios na Argentina.
Perguntadas sobre o que desejariam ser no futuro, as garotas repetiam um mantra: magras. Elas querem ser magras. Santo Deus, ser magra não é objetivo de vida, não é profissão, não é nada, é apenas resposta ao mercado da moda, das exigências dos homens por mulheres bonecas…
Mulher tem que ser boneca, manequim, cabeluda, os homens não querem mulheres que estudam, trabalham por idealismo, cortam o cabelo, mulheres que não sejam frívolas e submissas. Eles querem mulherzinhas. E elas concordam. Regra geral.
Pois bem, terminou o Big Brother, o maior laboratório de psicologia humana do Brasil. Se algum psicólogo quiser fazer pós-graduação em psicologia que procure pelos vídeos do BBB. Vê-los pós-gradua e doutora.
Pois acabo de ler sobre declarações de personagens do recém-terminado BBB 10. O Cadu, que foi finalista junto com a Fernanda e o Dourado, perguntado se tem namorada, disse que não.
Disse exatamente assim: “Estou solteiro, não tenho namorada, tenho apenas um relacionamento…” Sacrossanto, o que é ter um relacionamento e não ter namorada ou ser casado? Agora é assim, a moda são os ajuntamentos, viver como casados sem ser casados. Vergonha? Ah, deixe isso pra lá.
E a Fernanda, a loirinha dentista do BBB, perguntada sobre o futuro, disse que pretende botar silicone nos seios e, quem sabe, posar nua.
Meu Deus, o futuro da moça é silicone e nudez, é isso, Fê? E o Cadu está solteiro, sem namorada, mas com um relacionamento.
Vou ligar para a Pinel. Que venham me buscar, estou mordendo os cotovelos.
Luiz Carlos Prates

Nenhum comentário: