sábado, 23 de março de 2013

"Dificilmente Campos vai viabilizar candidatura", diz dirigente do PT


"Dificilmente Campos vai viabilizar candidatura", diz dirigente do PT

Por Cristiane Agostine | Valor
"Dificilmente Campos vai viabilizar candidatura", diz dirigente do PT
SÃO PAULO - Dirigentes do PT apresentaram restrições nesta quinta-feira à possível candidatura à Presidência do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, e criticaram sua aproximação com o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). A executiva nacional petista está reunida nesta quinta-feira em São Paulo.

Para o secretário-geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira (SP),  ainda “há chances” de Campos não ser candidato em 2014 contra a candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Dificilmente ele vai conseguir viabilizar sua candidatura”, afirmou Teixeira.

O dirigente petista citou a aprovação de 85% da presidente Dilma no Nordeste, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na terça-feira, ao falar sobre as dificuldades eleitorais de Campos. “O voto nordestino é petista, dilmista. A pesquisa foi muito boa, mostra isso. O eleitor nordestino não vai entender Campos em oposição a Dilma. Isso é muito difícil de entender”, disse o secretário-geral do PT.

Segundo a pesquisa, a aprovação pessoal de Dilma no Nordeste é maior do que a média nacional de 79%. A aprovação da gestão na região, de 72%, também é maior do que a média nacional, de 63%.

Teixeira rebateu declarações feitas por Campos na semana passada em São Paulo a um grupo de empresários de que o governo federal “pode fazer mais”. “O PSB está conosco. Eles são governo. Eles também podem fazer mais no governo federal” ,disse.

O coordenador da corrente petista Construindo um Novo Brasil, a majoritária no partido, Francisco Rocha da Silva, ironizou a aproximação de Campos ao tucano José Serra, derrotado duas vezes na disputa presidencial.

“Campos está fazendo o caminho inverso ao [da história] da política de Pernambuco, de inclinação de centro-esquerda. O fato de [Campos] sair da trajetória histórica dele, da família dele e da tradição do Estado para vir se agarrar a José Serra em São Paulo é demais para a minha cabeça”, brincou.

“Na política, Campos não tem limite para chegar a algum lugar”, disse Rochinha, lembrando da aproximação do governador de Pernambuco ao ex-rival senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Rochinha disse ainda que em muitos Estados o PSB “está mais para a direita” no campo ideológico.



Valor Econômico

Nenhum comentário: