quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fora de foco

Fora de foco

Miriam Leitão, O Globo

A atriz Angeline Jolie definiu como “bizarras” as primárias do Partido Republicano. É difícil achar outro adjetivo mais apropriado. Há propostas como a de contratar alunos de escolas públicas para que eles limpem a própria escola, para, com isso, economizar dinheiro com funcionários. Essa sugestão, feita por Newt Gingrich, foi aplaudida em Carolina do Sul, onde ele ganhou a disputa.

O mesmo e notório Gingrich exaltou no debate o presidente americano responsável pela política de remoção indígena, Andrew Jackson, que governou os Estados Unidos de 1829 a 1837:
— Ele sabia o que fazer com os inimigos: matá-los.

A guerra étnica simbolizada por Jackson, há quase 200 anos, ser apresentada como proposta política no século XXI é assustador, principalmente porque é o resultado da forte radicalização que tornou a direita americana “bizarra”.

Os pré-candidatos do Partido Republicano — quatro homens brancos — se apresentam como sendo a “verdadeira face da América” e atacam um inimigo incorpóreo: as “elites de Washington”. O mesmo ser que foi escolhido como adversário na campanha passada por Barack Obama. Assim, de um lado e de outro do quadro eleitoral polarizado dos Estados Unidos, os candidatos atacarão a “elite de Washington”, da qual todos fazem parte.

No debate promovido pela CNN, no sábado, o âncora da emissora, John King, iniciou o programa perguntando para Gingrich sobre a denúncia feita por sua ex-mulher, de que ele teria proposto a ela um “casamento aberto”.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados reagiu ofendido e criticou o jornalista por trazer um tema como aquele para um debate presidencial.

Acusou a imprensa de ter uma natureza destrutiva. Foi ovacionado. No programa que se seguiu ao debate, o jornalista Anderson Cooper perguntou ao colega por que ele tinha decidido começar com uma “pergunta totalmente inadequada”. King não soube o que dizer, exceto que a escolha era prerrogativa dele.

O curioso é que King não usou o melhor argumento para justificar sua pergunta: o de que o casamento indissolúvel faz parte do ideário do Partido Republicano; e que Gingrich tem uma vida oposta aos valores que os republicanos dizem encarnar.

Nenhum comentário: