quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Protestos no mundo árabe

Protestos no mundo árabe

O Estado de S. Paulo

A violência voltou a tomar conta de países do Oriente Médio nesta quinta-feira, 17. Protestos por abertura política no Bahrein e no Iêmen foram duramente reprimidos pelas forças de segurança. No pequeno reino do Golfo Pérsico, onde a situação é mais crítica, três pessoas morreram e o Exército está nas ruas para desmobilizar os manifestantes.

13h23: A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, expressou ao ministro de Relações Exteriores do Bahrein seu desagravo com a repressão policial contra manifestantes contrários ao governo.

De acordo com uma fonte do departamento de Estado, Hillary pediu o fim do uso da violência e os diplomatas discutiram reformas econômicas e políticas para atender às demandas da população.

12h06: O Bahrein tem uma grande importância estratégica para os EUA. A sede da quinta frota da Marinha Americana, que cuida de operações no Golfo Pérsico, Mar Vermelho e Mar da Árabia, fica em Manama. Pela região, trafega grande parte da exportação de petróleo mundial.

12h04: De volta à Líbia: De acordo com o Guardian, há pouca mobilização contra Kadafi em Tripoli, mas há relatos de protestos em Benghazi, a segunda maior cidade do país, em Zentana e al-Bayda. Há relatos de ao menos 14 mortos até agora.

Nenhum comentário: