terça-feira, 21 de julho de 2009

Lula quer fazer um plebiscito em 2010

Por Tales Faria


O PSB acaba de receber os resultados de uma pesquisa de opinião – não registrada, e que portanto não pode ser divulgada – que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa, uma eventual candidatura de Ciro Gomes a presidente da República não teria grandes efeitos sobre o desempenho da candidata predileta de Lula, Dilma Rousseff. Ciro roubaria votos apenas do candidato tucano, especialmente se este for o governador de São Paulo, José Serra. Sua presença na cédula de votação seria, portanto, uma garantia de que Serra não venceria as eleições no primeiro turno, apesar de, hoje, as pesquisas sobre intenções de voto apontarem Serra com vantagem suficiente sobre Dilma para ganhar no primeiro turno. Enfim, o PSB quer convencer Lula a desistir dessa história de tirar Ciro da parada, forçando uma disputa somente entre Serra e Dilma.

Mas o PT também tem suas pesquisas. Com base nelas, Lula vai argumentar com os aliados do PSB que uma disputa apenas entre Dilma e Serra forçará a campanha eleitoral de 2010 a ter um caráter plebiscitário. E que, neste caso, o grande tema da campanha será a comparação de como ficou o país nesses dois mandatos de sua gestão e nos dois mandatos de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Na comparação com a administração FHC, Lula leva franca vantagem, apontam os dados da pesquisa petista. E até mesmo os tucanos admitem que Lula sai ganhando se a discussão for colocada nestes termos.

– Está claro, por exemplo, que o Lula não quer o Ciro como candidato a presidente porque deseja transformar a eleição de 2010 numa campanha plebiscitária. Ciro tiraria o caráter de plebiscito da disputa. E eles realmente levariam vantagem comparando o governo Lula com o do Fernando Henrique. Não porque o de Lula tenha sido melhor, mas porque ele foi favorecido pelas circunstâncias. Foi favorecido inclusive pelo que foi preparado no governo anterior. Graças a tudo isso, Lula tem um prestígio próprio forte, muito superior ao da Dilma. Ele quer o plebiscito para tirar o foco da Dilma e colocar sobre o seu governo em oposição ao do Fernando Henrique. Mas nós também não somos bobos. Não vamos ficar parados. O governador José Serra está vendo tudo isso com muita tranquilidade. Não vai deixar a campanha mudar de foco. Tendo a Dilma sozinha como adversária, ou não, o Serra mostrará ao eleitorado que é ele e sua reconhecida competência que está em jogo, contra a ministra Dilma ou quem quer que seja, e não o governo Fernando Henrique contra o Lula – argumenta o deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), um dos líderes da bancada de apoio a Serra no Congresso.

Pannunzio nem sequer acredita na história de Ciro Gomes sair candidato a governador de São Paulo.

– O Lula acena com isso para tirar do Ciro o interesse pela disputa presidencial. Mas ele sabe que o PT de São Paulo não aceitaria. Tenho amigos no PT paulista que já me disseram: não há hipótese de o partido ficar sem candidato próprio em São Paulo. De qualquer forma, com isso, o Lula também joga uma pressão sobre o PT paulista e acaba conseguindo escolher o nome que ele quiser dentro do partido para ser candidato a governador. Acho que nem o Ciro caiu nessa história de ser candidato a governador por aqui. Ele não teria qualquer chance de vencer. Tenho a impressão de que o Ciro toca nesse assunto só para tentar irritar o Serra. Mas é como eu disse, o governador está muito tranquilo, não vai se deixar irritar. E digo mais: faz parte do mesmo movimento de jogo de cena essa outra declaração do Ciro, segundo a qual ele não seria candidato a presidente da República se o PSDB escolhesse o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, como candidato. O Ciro só quer estressar as coisas dentro do PSDB.

De fato, em política nem tudo é pura lógica. A declaração de Ciro de que pode deixar de ser candidato em favor do governador de Minas, Aécio Neves, é, no mínimo, uma indelicadeza com seu próprio partido, o PSB, que tem feito das tripas coração para mantê-lo como potencial candidato a presidente. Mas Ciro odeia tanto a José Serra (e vice-versa) que alguns dos movimentos desse dois têm apenas o propósito de aguinir, atubibar, sovelar, azoretar, abodigar o outro. Enfim, tudo isso que é sinônimo de atucanar.

Nenhum comentário: