quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Blog do Noblat

Blog do Noblat :
"Tensão volta a crescer no Cáucaso
Enclave separatista tem apoio de Moscou. Russos continuam retirada da Geórgia
De Vivian Oswald:
Antes mesmo de concluída a retirada das tropas russas da Geórgia, a região separatista da Abcásia mostrou ontem que os desentendimentos entre a Rússia e Tbilisi estão longe do fim. Aproveitando-se do fato de as Forças Armadas georgianas terem sido derrotadas pelo Exército russo, os abcásios resolveram fazer pressão pelo reconhecimento da sua independência, decretada em 1992, porém jamais aceita pela comunidade internacional. Ontem, o parlamento da república autoproclamada aprovou pedido de reconhecimento encaminhado formalmente à Casa pela presidência. O documento deve ser enviado hoje a Moscou.
— O povo da Abcásia tem a intenção de pedir à direção russa que a reconheça — disse o vice-presidente Viatcheslav Tsougba.
Em Moscou, o Conselho da Federação, como é chamada a câmara alta do Parlamento russo, garantiu estar 'pronto para reconhecer' a independência não só da Abcásia, como também da Ossétia do Sul — pivô dos conflitos dos últimos dias no Cáucaso. Na próxima segunda-feira, o conselho russo se reúne em sessão extraordinária para tratar o assunto. A idéia é recomendar ao Kremlin que reconheça a independência das duas regiões."

Nenhum comentário: