quarta-feira, 28 de maio de 2008

Blog do Noblat

Blog do Noblat - Ricardo Noblat: O Globo Online:
"Santa Catarina lidera desmatamento da mata atlântica
De Afra Balazina:
As três cidades campeãs de desmatamento de mata atlântica entre 2005 e 2007 são de Santa Catarina: Mafra, Itaiópolis e Santa Cecília. Juntas, elas destruíram no período 3.843 hectares -o equivalente a 5.382 campos de futebol.
Os dados são alarmantes tendo em vista que restam no país apenas 7,26% da área original dessa floresta. As informações, divulgadas ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica, foram produzidas numa parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Segundo o órgão ambiental do Estado de Santa Catarina, a Fatma, a principal causa da destruição de mata atlântica é a substituição das florestas por pínus, que são vendidos para a indústria de papel. A Fatma diz que mantém um programa de proteção da mata atlântica e informa que haverá concurso para a contratação de mais 142 técnicos -30% deles devem ir para o setor de fiscalização. Assinante da Folha leia mais em: SC lidera desmatamento da mata atlântica"

Um comentário:

Anônimo disse...

Engraçado, uma rápida leitura de nossa história indica que essa devastação toda foi incentivada pelo estado brasileiro ou não? Então o que trouxe de mais marcante para nossa região a concessão da estrada de ferro SP-RG se não a indústria madeireira? A maior serraria da América Latina estava aqui do nosso lado com a benção do rei, passamos pela colonização e continuou a exploração, veio o codigo florestal de 65 e não mudou nada! Acho que o estado tem sim uma parcela de culpa, agora é fácil ir lá e punir 3 mil ha de desmatamento, agora quem vai assumir pelos outros 90 % que foram desmatados com o INCENTIVO DO ESTADO BRASILEIRO?