sexta-feira, 13 de julho de 2012

Jovem de 17 anos quer ser vereadora em Rondônia


Taylane Vilarinho vai disputar uma das nove vagas da Câmara de Cerejeiras

Do R7, com informações do TSE

A 16ª Zona Eleitoral de Cerejeiras, em Rondônia, recebeu o registro de um candidato a vereador de apenas 17 anos. Na verdade, trata-se de uma candidata, e seu nome é Taylane Franco Silva Vilarinho. Atualmente, a jovem tem 17 anos de idade, mas completará 18 no dia 24 de julho. O primeiro turno da eleição está marcado para 7 de outubro.

A Constituição estabelece que a idade mínima para ocupar o cargo de vereador é 18 anos. Para prefeito e vice-prefeito, é necessário ter mais de 21 anos.

Contudo, a idade a ser verificada é aquela da data da posse. Ou seja, como fará 18 anos ainda em 2012, Taylane poderá disputar a eleição deste ano. Caso consiga uma vaga de vereador, assumirá normalmente sua cadeira na Câmara Municipal de Cerejeiras.

Em entrevista concedida por telefone, a candidata de 17 anos disse que é a primeira da família a se envolver com política. Taylane afirmou que sempre foi interessada por política e que, quando tirou o primeiro título, com 16 anos, logo procurou um partido para se filiar.

— Não estou saindo candidata somente para completar os 30% das vagas para mulher, quero fazer algo por Cerejeiras.

A Câmara de Cerejeiras tem nove vagas de vereador, que serão disputadas por 54 candidatos.

Nenhum comentário: