terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Jesus muçulmano

O Jesus muçulmano

O diálogo entre ocidente e oriente precisa tornar-se mais lúcido.

E é impossível haver lucidez sem informação e reflexão.

Muitas dificuldades na comunicação humana nascem da ignorância: não sabemos como o outro pensa, e o outro pensa que sabe como pensamos.

Nascem também da irreflexão: não entendemos a beleza do que o outro pensa, e o outro, sem pensar duas vezes, pensa que nosso pensamento não faz o menor sentido.

O livro O Jesus Muçulmano, organizado pelo estudioso do Islã Tarif Khalidi, é uma coletânea de provérbios e histórias referentes a Jesus na tradição islâmica árabe. Uma verdadeira viagem através do tempo e das mentalidades. É como se pudéssemos, num piscar de olhos, ganhar novos olhos, não-ocidentais. E conseguíssemos ver o Jesus evangélico tal como foi observado (e interpretado, ou até mal interpretado) pelos filhos de Maomé.

O contexto cultural e histórico do que podemos chamar "evangelho muçulmano" não é nada simples, o que recomenda humildade na hora de cristãos e islâmicos se conhecerem.

É claro que o Jesus muçulmano tem mais de muçulmano do que de judeu, o que relativiza muito essa tradição não-cristã de um Jesus que não aparece como redentor, como salvador, mas apenas como um profeta de Deus.

No entanto, é sumamente sugestivo degustar a devoção com que Jesus é lembrado por um povo que, mesmo não o reverenciando como Filho Unigênito do Pai, soube admirá-lo com ternura.

É também instrutivo para nós constatar o modo como o Islã soube adotar, no passado, como um dos seus heróis religiosos, uma figura "estrangeira" que poderia ter ignorado ou caluniado. Verdadeira lição de compreensão inter-religiosa.

Algumas passagens são extremamente elegantes, em que o bom senso, elevado a um nível tão superior às nossas humanas tolices, talvez seja o melhor argumento para provar que a divindade habitou entre nós.

Seleciono duas delas:

"Disse Jesus: ‘Aceitai a verdade daqueles que falam falsidades, mas não aceitai falsidade daqueles que falam a verdade. Sede perspicazes em vossa fala, para não admitirdes nela qualquer coisa que possa ser falsa’".

E:

"Jesus e seus discípulos passaram pela carcaça de um cachorro. Os discípulos disseram: ‘Como é desagradável o seu fedor!’ Disse Jesus: ‘Como são brancos os seus dentes!’ Ele disse isto para dar-lhes uma lição — ou seja, proibir a difamação".

O Jesus Muçulmano, Imago, 2001, 256 páginas.

Gabriel Perissé é autor dos livros LER, PENSAR E ESCREVER e O LEITOR CRIATIVO

Nenhum comentário: