Blog do Noblat
De O Globo:
O desemprego recuou em setembro, mas a qualidade do mercado de trabalho brasileiro piorou, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país caiu de 8,1% em agosto para 7,7% em setembro, mesmo nível de um ano atrás.
A taxa é a menor desde dezembro do ano passado, quando estava em 6,8%. Já o rendimento médio real (acima da inflação) da população ocupada subiu para R$ 1.346,70, atingindo o mais alto valor para um mês de setembro desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em 2002.
No entanto, apesar do recuo da taxa de desocupação, o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, avalia que a qualidade do mercado de trabalho piorou.
Frente a agosto de 2009, há uma queda de 0,3% no número de empregos com carteira assinada. Isso representa uma redução de 29 mil postos de trabalho no mês.
Em São Paulo, os empregos com carteira caíram 1% sobre agosto e 1,1% frente a setembro de 2008 - um movimento que pode ser replicado em outras regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário