terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Santa e Bela Catarina

Santa e bela Catarina: Uma das estrelas que brilham na bandeira nacional, terra de gente trabalhadora, de miscigenação, de diversos climas, característica típica de regiões subtropicais... Onde convivem o gaúcho na serra, o alemão no vale do Itajaí, o açoriano na ilha, o italiano no bom e velho oeste e tantas outras etnias que aqui tiveram possibilidade de uma magnífica convivência pacífica e democrática...

Santa e bela Catarina, do “lêitê quêntê” do oeste, do sotaque chiado e cantadinho do manezinho da ilha, onde todos se “queridam”, como diz Júlio de Queiroz em um de seus contos, do linguajar serrano quase gaúcho... De Anita Garibaldi, de Gisele Bundchen, De Gustavo Kuerten, do João dos Sonhos Azuis, de mim, de você...

Santa e bela Catarina, das incríveis oscilações climáticas, que por várias vezes resultaram em catástrofes... Porém a pior delas, acabamos de viver: mais de uma centena de mortes, milhares de desabrigados e desalojados, que perderam até mesmo o terreno e não têm nem onde reconstruir suas casas. Pessoas inocentes soterradas pela fúria da natureza, aguçada através da ação humana que hoje chamamos de “aquecimento global”...

Mas entre os seres humanos egoístas que continuam poluindo desenfreadamente, ainda existem aqueles que não sossegam enquanto não conseguem, de alguma forma, ajudar aos mais necessitados. Uma grande prova disso é o fato de o Brasil inteiro estar mobilizado através de campanhas em todos os cantos deste país continental, arrecadando donativos para as vítimas do Vale do Itajaí e litoral catarinense... Milhares de pessoas trabalham vinte e quatro horas por dia para tentar devolver a dignidade aos nossos irmãos atingidos pelas intempéries: um exemplo de solidariedade e desprendimento dos brasileiros.

Na verdade, é no meio da desgraça que conhecemos a verdadeira força popular, pois jamais devemos subestimar a capacidade de mudança de um povo unido, foi assim em diversos momentos da história de nosso país, está sendo assim agora, que precisamos de mobilizações urgentes para reconstruir parte de nosso estado.

Nossa Santa e Bela Catarina, agora pede socorro a seus filhos e seus vizinhos. Pedido que está sendo atendido prontamente, pois a vida não pode esperar... Ouvindo a Rádio Nereu Ramos online, na tarde de domingo, tive uma idéia mais precisa de tudo o que acontece em parte do estado. Vários depoimentos e entrevistas me impressionaram, mas um ouvinte, por telefone, me chamou especial atenção: Ele se dizia muito preocupado com uma reportagem que ouviu naquela mesma rádio, sobre um casal que havia perdido tudo na enchente e a esposa foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto... Ao vivo, ofereceu sua casa para acolher o casal e a criança pelo tempo necessário, dando-lhes toda a assistência: cama, alimentação e um teto, mesmo que provisório, mas confortável o suficiente para abrigar esta nova vida.

Em meio a toda esta fatalidade que assola nosso estado, em pleno século vinte e um, encontramos alguém, simples o suficiente para acolher uma família desconhecida e lhe oferecer o que existe de mais precioso: um lar... Mas ele não está sozinho, muitos e muitos blumenauenses, catarinenses e brasileiros estão dispostos a renunciar até mesmo a sua privacidade, para dar mais conforto àqueles que sofrem.

Santa e Bela Catarina, um estado maravilhoso e diversificado, hospitaleiro e acolhedor, agora pede socorro... E o socorro está vindo, do povo brasileiro, que honra sua bandeira e não desiste de lutar pelos seus ideais e por uma vida melhor.

Santa e bela Catarina...

Márcio Roberto Goes
Orgulhosamente Catarinense
www.marciogoes.com.br

Nenhum comentário: